Palestrantes
Professor no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Doutoramento em Ciências da Literatura em 2001 pela Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas. Director of the Doctoral Program in Child Studies (CIEC/UM). Participa e/ou participou como Investigador em 2 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação e Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas
|SARA REIS
Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal). Doutora em Literatura para a Infância e Pós-doutorada no mesmo domínio científico pela Universidade de Santiago de Compostela, desenvolve a sua docência e investigação nesta área e em outras correlatas: estudos literários, educação literária, didática da literatura, promoção e mediação de leitura, entre outras. É membro integrado do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC-UM). É membro fundador da Associação Galego-Portuguesa de Investigação em Literatura Infantil e Juvenil – ELOS – e membro nato da Rede Temática “Las literaturas infantiles y juveniles del marco ibérico” (RED LIJMI).
JOSÉ ANTÓNIO
GOMES |
Licenciatura em Filologia Germânica (Univ. Porto), mestrado em Literatura e Cultura Portuguesas pela Universidade Nova de Lisboa e doutoramento em Literatura Portuguesa do século XX pela mesma universidade. Professor Coordenador, lecionou Literatura e Música e orienta relatórios de mestrado na Escola Superior de Educação do Porto. Leciona no Master em Literatura Infantil e Juvenil como Contributo à Formação e Desenvolvimento de Hábitos de Leitura, da Univ. de Santiago de Compostela (USC). Investigador integrado do CLP (Centro de Literatura Portuguesa) da Univ. de Coimbra, membro da Rede temática de investigação “Literaturas Infantiles y Juveniles del Marco Ibérico e Iberoamericano” e do grupo de investigação Liter’21 (USC). Colunista, é autor de livros e numerosos artigos, em publicações nacionais e internacionais, sobre literatura portuguesa contemporânea e literatura para a infância e a juventude.
FERNANDO
AZEVEDO |
Professor Associado com Agregação do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal), onde é o responsável pela regência de unidades curriculares de graduação e de pós-graduação nas áreas da Didática da Língua Portuguesa e da Formação de Leitores. É atualmente o diretor do Programa de Doutoramento em Estudos da Criança, sendo igualmente o responsável científico do Plano Local de Leitura de Braga e do Plano Local de Leitura de Guimarães. Possui o título de Doutor em Ciências da Literatura. É membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). Integra o Observatório de Literatura Infanto-Juvenil (OBLIJ). Pertence à Comissão de Honra do Plano Nacional de Leitura. Possui obras publicadas nos domínios da hermenêutica textual, literatura infantil e formação de leitores.
| NEIDINA MUNIZ
Mestre em Crioulística e Língua Cabo-verdiana, Licenciada em Estudos Cabo-Verdianos e Portugueses, pela Universidade de Cabo Verde.
Desde 2012, trabalha na Direção Nacional da Educação, desempenha funções Técnicas do departamento do Ensino Básico, coordena o projeto de implementação de Bibliotecas Escolares em Cabo Verde e é o Ponto Focal do Ministério da Educação para a implementação do Plano Nacional de Leitura. Trabalha, igualmente com projetos ligados ao ensino e a promoção da Língua Portuguesa e formação contínua de professores.
| AIDA ALVES
Diretora de Serviços da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.. Possui o Diploma de Estudos Avançados em "Métodos de Investigação em Biblioteconomia", Universidade de Salamanca. Membro da Comissão Técnica do Plano Local de Leitura de Braga.
| NATIVIDADE PIRES
Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Doutorada em Literatura Portuguesa, pela Universidade de Coimbra, em 2001, e Mestre em Literatura Comparada Portuguesa e Francesa. Tem participado em projetos relacionados com o contar histórias tradicionais, literatura para crianças e educação intercultural, no âmbito da formação de professores. É professora de Literatura para Crianças e Literatura Tradicional. Coordenou o projeto piloto “Querer Ler-Poder Ler: uma experiência em contextos formais e não formais”, desenvolvido no âmbito do Plano Nacional de Leitura (2006-2010). Colaborou com o Institut International Charles Perrault (Eaubonne – France) em projetos de investigação no campo da literatura para crianças.
ISABEL
MARQUES |
Mestre em História dos Séculos XIX e XX (seção século XX), é professora de Educação para Adultos e integra a equipa do Plano Nacional de Leitura 2027. É responsável pelos projetos dirigidos à população adulta tais como o Ler+ Qualifica, o Ler Maior e o Ler+ Fácil do Programa Adultos a Ler.
Gabriela Fragoso estudou Filologia Germânica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi leitora de Língua, Literatura e Cultura Portuguesa na Universidade de Colónia e é actualmente professora auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, instituição na qual concluiu o doutoramento em 1999 na área de Estudos Alemães. Integra o Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica desde 2007. Foi co-organizadora da conferência internacional e interdisciplinar sobre Garcia de Orta e Alexander von Humboldt e tem organizado colóquios sobre Literatura Infanto-Juvenil Portuguesa e Alemã em Portugal e no estrangeiro (Alemanha, Áustria). Exerce uma actividade regular de tradução (obras de Stefan Zweig, Franz Kafka, Alexander von Humboldt, Ödön von Horváth, Otfried Preußler). As suas áreas de investigação e publicação são Literatura e Cultura Alemãs do século XVIII, relação entre Literatura e Ciência, Literatura de Viagens e Literatura Infanto-Juvenil em cujo contexto organizou e publicou o volume de estudos e ensaios Literatura para a Infância. Infância na Literatura (2013).
Professora auxiliar da Universidade dos Açores, onde exerce funções de docência desde 1991. É investigadora do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra e colaboradora do CHAM, membro da ELOS – Associação Galego-Portuguesa de Investigação em Literatura Infantil e Juvenil e da ANILIJ e faz parte da Comissão Científica da revista Malasartes. Colaborou ainda na página da «Casa da Leitura» do site da Gulbenkian.
Tem publicado diversos artigos em obras e periódicos da especialidade, sobre autores e problemáticas relacionados com a expressão literária moderna e contemporânea ou com a integração da literatura para crianças e jovens na área dos estudos literários.
JULIANA
FERNANDES |
Licenciada em Informática de Gestão (2001) pela Universidade do Minho e Pós-Graduação em Sistemas de Informação (2003) pela Universidade do Minho.
Trabalha há 19 anos na Biblioteca Municipal Raul Brandão onde exerce, desde 2021, o cargo de Chefe de Divisão.
Profesora titular de teoria de la literatura y Literatura comparada en la Universidad de Cádiz. Desarrolla su investigación en tres ámbitos o líneas esenciales: literatura y lectura digitales con especial atención a los nuevos hábitos lectoescritores; discurso femenino y teoría de la narrativa siglos XIX-XXI.
Es directora del grupo de investigación Aspectos de Teoría literaria. Lecturas y Escrituras en Red (LECRIRED)
|ROSIANE
PINTO MACHADO
Doutoranda em Estudos da Criança pela Universidade do Minho - (Braga, Portugal) Especialidade Infância, Cultura e Sociedade. Área do conhecimento de Literatura para Infância. Pesquisadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança pelo Instituto de Educação da mesma Instituição. Membro do Grupo de estudos em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (LITERALISE/UFSC), e do Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância, Literatura e Educação (GEPILED/UFSC).
Doutorado em Humanidades - especialidade de Teoria da Literatura pela Universidade Católica Portuguesa em 2003. É Professor Associado na Universidade Católica Portuguesa (Braga). Publicou diversos livros e artigos em revistas especializadas. Orientou teses de doutoramento e dissertações de mestrado na área de Línguas e Literaturas.
Actua na área de Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas.
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Membro dos Grupos de Pesquisa: Literalise: Grupo de pesquisa em literatura infantil e juvenil e práticas de mediação literária (UFSC), GIPPPGE: Grupo Internacional de Pesquisa em Políticas, Práticas e Gestão da Educação (Pernambuco/UPE) e do CIEC/UMINHO – Grupo de Pesquisa do Centro de Investigação em Estudos da Criança (Braga/Portugal). Professora aposentada na Rede Pública Estadual de Santa Catarina, atua como professora no Ensino Superior.
LILANE MARIA
DE MOURA
CHAGAS |
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP/Brasil). Pós-doutoramento na Universidade do Minho (Braga, Portugal) em Literatura para Infância. Professora do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (MEN/CED/UFSC). Membro do Grupo de Pesquisa sobre Literatura Infantil e Juvenil e Prática de Mediação Literária (Literalise/UFSC), e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino de Língua Portuguesa (NEPALP/UFSC) e ainda do Grupo de Estudos e Pesquisa Infância, Literatura e Educação (GEPILED/UFSC).
REGIANE MAGALHÃES BOIAINAIN |
Doutoranda em Literatura e Crítica Literária (PUC-SP), Membro do Grupo de pesquisa (CNPq) A Voz escrita infantil e juvenil: práticas discursivas e também O narrador e as fronteiras do relato. Integrante do Grupo de estudo - Literatura Juvenil, da (PUC-SP).
É professora de Português e autora de materiais didáticos de educação literária. Possui conhecimento e experiência de escrita de manuais do professor para o Plano Nacional do Livro Didático- PNLD.
Doutora em Literatura Portuguesa pela Universidade de Évora (2000), onde é professora auxiliar com agregação em Literatura e investigadora no CIDEHUS (Centro Interdisciplinar de história, culturas e sociedades). Tem publicado e formado nas áreas da Literatura e Cultura para a Infância e Juventude e da Promoção da Leitura e Educação Literárias. É membro de redes internacionais que investigam e publicam nestas áreas. O trabalho de laboratório, bem como o de extensão à comunidade, é feito sobretudo com leitores que se juntam para discutir obras literárias, oportunidade para os convencer de que a literatura, para além do prazer de ler, tem um papel fundamental na sociedade e um lugar relevante nas ciências sociais.
| GABRIELA FRAGOSO
MADALENA TEIXEIRA DA
SILVA|
MARIA ISABEL
MORALES |
| ROSILENE DE FÁTIMA K. DA SILVEIRA
CLÁUDIA SOUSA PEREIRA|
ELIANE
DEBUS |
Mestre em Literatura Brasileira (UFSC,1996), Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS, 2001). Na docência, atuou na Educação Básica na rede pública e atualmente é professora Adjunta na Universidade Federal de Santa Catarina atuando em nível de graduação e pós-graduação (Mestrado e Doutorado). Tem experiência na área de Letras e de Educação, com ênfase em Literatura Infanto-juvenil, focalizando leitura, literatura e escola e mediação de leitura. Autora de artigos em livros, em periódicos especializados e também de trabalhos em anais de eventos. É avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES/INEP/MEC. É líder do LITERALISE: Grupo de pesquisa em Literatura Infantil e juvenil e Práticas de Mediação Literária e membro do Núcleo de Estudos e pesquisas em alfabetização e língua portuguesa.
| ELIZABETH CARDOSO
Doutora em Teoria Literária pela USP. É professora e vice-coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária na PUC-SP, realizando pesquisas, oferecendo disciplinas e orientando mestrados e doutorados. Esteve à frente do curso “O conto de fadas na educação infantil” da Cogeae-PUCSP, durante 8 anos. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Voz Escrita Infantil e Juvenil: práticas discursivas, Cnpq-PUCSP. É pesquisadora da literatura digital, do romance contemporâneo, da literatura infantil e da formação de leitores de literatura, com vários artigos e capítulos de livros publicados.
| VERÔNICA PONTES
Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, atuando na graduação, no mestrado em ensino-POSENSINO do IFRN e no Doutorado e mestrado em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Doutora e Pós-doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho e pós-doutoranda da Universidade de Lisboa.
FLÁVIA BROCCHETTO RAMOS|
Pesquisadora CNPq. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Coordenadora do Curso de Especialização em Literatura Infantil e Juvenil: da composição à mediação, modalidade EAD/UCS. Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Graduada em Letras e em Biblioteconomia. Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação. Pesquisa sobre literatura, leitura do literário, infância, biblioteca e formação de leitores.
ANA CRISTINA MACEDO|
Doutorada em Estudos Portugueses pela Universidade dos Açores, onde defendeu o estudo intitulado A Escrita de Ilse Losa para a Infância e a Juventude. Exerce atividade docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, de Teoria da Literatura, Literatura e Cultura nas licenciaturas de Educação Básica, de Gestão do Património Cultural, de Línguas Literaturas Estrangeiras e no Mestrado em Ensino do 1.º e 2o Ciclos do Ensino Básico.
Integra o grupo de investigação da Red Temática "Las Literaturas Infantiles y Juveniles del Marco Ibérico e Iberoamericano" (LIJMI) e o projeto BiblioLab-ILC: Citizen learning communities for the promotion of interdisciplinary education in Science and Literature.
| RENATA JUNQUEIRA
Livre-docente em Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa. Professora de Língua Portuguesa e Literatura Infantil no curso de Pedagogia da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP. Coordenadora do CELLIJ — Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil "Maria Betty Coelho Silva".
| CÂNDIDO
MARTINS
Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora. Pesquisa sobre leitura do literário, educação estética, formação de leitores.
| ANDRÉA DUARTE
Licenciada em Ensino Básico do 1.º Ciclo pela UMinho, tem um Máster em Literatura Infantil y Juvenil pela Universidade de Santiago de Compostela e está destacada, pelo Ministério da Educação, no Instituto das Comunidades Educativas (ICE), onde desenvolve projetos, com bebés, crianças e jovens tendo por base o livro e a leitura em voz alta. É investigadora colaboradora do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC-UMinho) e integra o grupo para a construção do Plano Local de Leitura de Braga, Portugal.
| LÚCIA
BARROS
Doutorada em Literatura para a Infância, é docente na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, professora bibliotecária coordenadora no Agrupamento de Escolas António Feijó e formadora de professores nas áreas da Educação Literária, Literatura para a Infância e Juventude, Escrita Criadora e Formação de Leitores e Mediadores, áreas onde também desenvolve investigação.
ANA RITA SOARES|
Doutoranda no Curso de Literacias e Ensino do Português, pela Universidade do Minho. Leciona na Universidade de Cabo Verde (UNICV) e no Ministério da Educação de Cabo Verde. Lecionou na Universidade Jean-Piaget e no Instituto Universitário de Educação (IUE), nos cursos de formação de professores. Orientou Estágios e Monografias na Universidade Jean-Piaget. Tem participado em algumas formações ligadas à Educação Literária e ferramentas didáticas.
| DIANA MARTINS
Professora convidada no IPCA - Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (Escola Superior de Design) e investigadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), na Universidade do Minho. É doutorada em Estudos da Criança, na especialidade de Literatura para a Infância, pela Universidade do Minho, com uma tese publicada em livro em 2021 intitulada O lugar do livro-brinquedo na infância e na literatura: arquitetura, (inter)texturas e outros desafios. Desenvolve a sua investigação em torno da Literatura para a infância, da educação literária e da ilustração, particularmente dedicada aos livros-objeto e aos livros-brinquedo. Participa em seminários e conferências periodicamente neste âmbito e publica com regularidade nestas áreas de estudo.
| TERESA MENDES
Professora Adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre e Doutora em Estudos Literários/ Literatura Comparada pela Universidade de Lisboa. É membro integrado do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e da Direção da Associação Portuguesa de Literatura Comparada. Tem desenvolvido investigação a nível nacional e internacional nas áreas da Literatura Comparada, da Literatura para Crianças e Jovens, da Educação Literária e da Formação de educadores e professores, sendo autora de diversos artigos, livros e capítulos de livros nesses domínios.
DULCE MELÃO|
Professora adjunta na Escola Superior de Educação de Viseu (Instituto Politécnico de Viseu), membro do Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI) e membro do grupo de pesquisa TOPUS (Espaço, literatura e outras artes). É Doutorada em Educação pela Universidade de Aveiro, Mestre em Literatura Portuguesa pela Universidade de Coimbra e Mestre em Nineteenth Century Literary Research pela Universidade de Lancaster (Reino Unido). No âmbito dos seus interesses de investigação contam-se a formação de leitores, a literatura infantojuvenil, as representações sobre a leitura e a didática do português, entre outros.
| MARCELA COLADELLO
Doutoranda em Estudos da Criança especialidade em Literatura para a infância e Educação literária, colaboradora - investigadora em formação do CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança - Instituto de Educação da Universidade do Minho e GEPAC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização Científica - UNESP/SP. Atua como professora do ensino fundamental I, formação de professores com cursos livres de contação de histórias e leitura literária.
HELENA MAGALHÃES |
É docente do 1º ciclo do Ensino Básico. É responsável pela dinamização de uma das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Mirandela.
É licenciada em Filosofia, Mestre em Ensino da Leitura e da Escrita, Doutoranda em Estudos da Criança e membro do CIEC na Universidade do Minho.
CÁSSIA BITTENS |
Pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Psicóloga, doutoranda e mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, membro dos grupos de pesquisa “A voz escrita infantil e juvenil: práticas discursivas” (CNPq) e Literatura Brasileira e Portuguesa contemporânea: tendências e perspectivas. Idealizou e faz a curadoria do Projeto Literatura de Berço (2013 até o momento).
| CAROLINE MACHADO
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Pós-doutora em Literatura e Infância pela Universidade do Minho/Portugal (2018). Professora do Núcleo de Desenvolvimento Infantil da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Infância, Literatura e Educação (GEPILEd/UFSC). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (NEPESC/UFSC) e do Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e práticas de mediação literária (LITERALISE/UFSC). Pesquisa e publica principalmente sobre os seguintes temas: educação, primeira infância e projeto pedagógico; literatura, práticas de mediação literária e formação de leitores.
SARA LIMA ALVES |
Professora de 1.o Ciclo do Ensino Básico em Vila Franca de Xira, Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico, Doutoranda na Universidade de Santiago de Compostela, Bolseira de Investigação.
| KAMILLA FERNANDES DOS SANTOS
Doutoranda em Estudos da Criança especialidade em Literatura para a infância e Educação literária, colaboradora - investigadora em formação do CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança - Instituto de Educação da Universidade do Minho.
JULIANA PÁDUA S. MEDEIROS |
É membro dos grupos de pesquisas “Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens” (USP), “O discurso pedagógico de Paulo Freire: uma leitura” (MACKENZIE) e “Literatura Infantil e Juvenil” (UNIFESSPA), no qual é vice-líder. Doutora em Letras (MACKENZIE), mestre em Letras (USP), especialista em Literatura e Artes Visuais (UNIFEV) e graduada em Letras (FEF), tem suas pesquisas debruçadas sobre a literatura de infância editada no século XXI.
| FERNANDA GONÇALVES
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2019) e Mestra em Educação pela mesma universidade (2014). É Graduada em Pedagogia (UFSC, 2012), integrante do Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (Literalise/UFSC) e Coletivo Ciranda (Grupo de Pesquisa Infância, Cidadania e Redes Educativas UDESC/FAED).