Oh, que bravo corcel, que doidas galopadas,
- crinas de estopa ao vento e as narinas pintadas! [...]
"A galopar, a galopar, a galopar!"
"Cavalinho, cavalinho,
Porque não cresces comigo?"
Conferencistas
CIEC, Universidade de Évora
Acordar a primavera!
Em 2021, ainda em situação pandêmica, nos dias 22 e 23 de abril, tiveram lugar as I Jornadas Internacionais em Educação Literária, organizadas pelo Centro de Investigação em Estudos da Criança/Instituto de Educação da Universidade do Minho, Rede de Bibliotecas de Braga, Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e Grupo Literalise/Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil).
"Acordar a primavera" refletiu sobre o exercício libertário da leitura literária e propôs um despertar da Educação Literária para a formação de hábitos leitores mais consolidados.
As Jornadas, nesta segunda edição (em formato híbrido), buscam alargar os seus horizontes e convocar as memórias afetivas das diversas identidades leitoras, para firmar um compromisso com a formação do leitor literário.
"Uma flor, faz-se zumbindo [...]
Um cavalo, faz-se de vento!"
​
Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora, onde é Professora Auxiliar com Agregação e Diretora do Departamento de Pedagogia e Educação. Investigadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) - Universidade do Minho.
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa. Integra a Comissão de Curso do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Professora Visitante da UNESP, São Paulo, Brasil. Investiga e publica na área da educação literária, formação de leitores, literatura para a infância, ensino da língua materna e bibliotecas escolares.
Universidade de Santiago de Compostela
CIED, Universidade do Minho
É professora associada aposentada da Universidade do Minho onde exerceu funções desde 1995.
É autora de vários estudos sobre a promoção e a pedagogia da leitura e das literacias em contextos escolares e não-escolares.
É presidente da Littera - Associação Portuguesa para a Literacia e integra, desde a sua criação, a comissão diretiva da European Literacy Policy Network.
Universidade de Évora
Professor Paulo Lampreia Costa. Docente do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora.
​
Membro integrado do Centro de Investigação em Educação e Psicologia. Doutorado em Ciências da Educação.
​
Interesses de investigação: Educação literária/A literatura na Escola/Formação de Professores.
É crítico literario e investigador. Secretario científico do Centro Ramón Piñeiro para a Investigación en Humanidades da Xunta de Galicia, é tamén profesor de Didáctica da Lingua e a Literatura na Facultade de Ciencias da Educación da Universidade de Santiago de Compostela.
Catedrático de Lingua Galega e Literatura no Ensino Medio e doutor en Filoloxía Galega, como ensaísta e estudoso editou e analizou a obra de gran número de autores do século XX e XXI, tendo publicado máis de medio centenar de obras.
Presidente de ELOS (Asociación Galego-Portuguesa de Investigación en Literatura Infantil e Xuvenil); membro de LITER21 (Grupo de Investigación en Literatura Galega, Literatura Infantil e Xuvenil); membro de LIXMI (Rede Temática de Investigación en Literatura Infantil e Xuvenil do Marco Ibérico e Iberoamericano); membro da AGC (Asociación Galega da Crítica), da AECL (Asociación Española de Críticos Literarios) e mais da AGAL (Asociación de Escritores e Escritoras en Lingua Galega).
O principal objetivo do Centro de Investigação em Estudos da Criança, CIEC-UM é promover investigação de alto nível e agregar conhecimento científico e competências para contribuir para a melhoria do bem-estar, desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
O CIEC-UM, com a sua singular abordagem holística sobre o bem-estar, a educação e a saúde da criança, pretende contribuir para a resolução das crescentes dificuldades enfrentadas pelas crianças,
por meio de investigação científica relevante.
Instituto de Educação, 4710-057
Gualtar, Braga